É a maior obra de Vhils e está no Barreiro !!!

Na margem sul do Tejo, mais precisamente no Barreiro podemos ver a maior obra do artista Vhils.

Vhils, o aclamado artista conhecido mundialmente pela sua fantástica arte, onde pedaços de "parede" são retirados formando magnificas formas, símbolos, rostos (e muito mais) deu uma nova vida ao Barreiro.

Se muitos se queixam que a cidade está a perder bares, comércio local e industria e a consideram como "apenas um dormitório" não é bem assim ... e em tempos mais antigos, não foi de TODO assim.

Quando em 1907 Alfredo da Silva escolheu o Barreiro para a instalação da CUF (Companhia União Fabril), os residentes estavam longe de imaginar que o maior Império Industrial iria mudar por completo a vida desta terra na margem sul do rio Tejo.
Pessoas de todo o lado vieram para trabalhar na fábrica em busca de uma vida melhor.
Quem pertence a esta margem do rio sabe que é quase impossível não ter um familiar (ou mais) que não tenha uma historia para contar sobre a CUF, sobre o gigante que era e os milhares que por lá passaram, sobre o bairro operário e as suas gentes.

Agora, Vhils decidiu retratar e homenagear esses tempos, esses rostos ... numa obra simplesmente maravilhosa, que não deixa ninguém indiferente.

Já conhecem ?

Partilho aqui algumas das minhas fotos, espero que gostem.




Não sou Barreirense, mas tenho muitos familiares que por lá passaram nos tempos áureos e vejo esta obra com um misto de orgulho e nostalgia ... gostava que algumas pessoas que já cá não estão pudessem agora olhar para aqueles muros e recordar aqueles momentos ...




Inserido numa alameda renovada, uma obra que relembra o passado e abraça o futuro de várias gerações dá um novo ânimo a uma terra por vezes esquecida.

Pelo menos visitantes de smartphone e/ou máquina fotográfica na mão não faltam 😁, o que é sempre um bom sinal.



Uma bonita homenagem, a todos os rostos que um dia fizeram ou ainda fazem parte deste pedaço de história.




Em nome "dos meus", que infelizmente já cá não estão...

Obrigada Vhils !!


Beijinhos e muitas fofurices 💋


Comentários

Enviar um comentário