Coisas para fazer em Viena no Outono 🍂

Olá 😊

Há imensa gente que adora Viena, para muitos é mesmo uma das viagens de sonho.
Confesso que não é a minha cidade favorita (todos sabem que é Praga) mas está no top sem dúvida, quer pela sua beleza natural quer pelos imponentes monumentos.

Viena, a capital Austríaca tem encanto durante todo o ano, mas é tão bonita com os tons das folhas e a luz de Outono ...

Não há falta de coisas para ver e fazer em Viena e hoje destaco aqui algumas (sem ordem específica) que incluo na minha rotina Vienense 😊


* Apreciar cada detalhe que se cruza connosco


Viena é aquela cidade em que os detalhes contam e muito.
Gosto de me focar em pormenores, visualizar aqueles pequenos traços que por vezes passam despercebidos quando olhamos apenas para "o todo".
Podemos encontrar imponentes monumentos e edifícios históricos super detalhados.
O mais comum que se destaca na cidade são os surpreendentes pormenores em ouro que fazem parte da história Imperial da cidade e estão presentes em cada cantinho.


* Provar a famosa Sachertorte

@sacher

Se em Roma sê Romano, em Viena é quase obrigatório provar uma fatia da famosa Sachertorte.
E há filas e filas para comer o bolo de camadas de chocolate com compota de alperce e cobertura de chocolate negro servido com chantilly, não fosse ele um dos exlibris da cidade.
Confesso que não fiquei muito fã, não morro de amores por chocolate e o alperce é demasiado doce para mim. Depois de algumas "garfadas" não parece tão doce e o chantilly dá um toque mais suave, mas mesmo assim não entra para o meu top 10, nem pouco mais ou menos.
Não deixem de provar (o original é do Sacher Cafe, perto da Ópera) pois parece que sou das poucas que não adora a Sachertorte 😉


* Assistir a um espectáculo



O Outono em Viena tem alguns dias bem frios, por isso sabe bem estar aconchegado dentro de um lugar quentinho.
Por toda a cidade há locais de espectáculos, os preços não são exorbitantes como se podia pensar e a variedade é muita, não fosse Viena considerada a capital da música.
Os mais famosos são a Valsa e a Ópera e por vezes é possível conseguir bilhete ainda para o próprio dia, basta escolher o programa e aproveitar.


* Passear pela Heldenplatz - o coração de Hofburg



A Heldenplatz não tem nada de aborrecido, esta zona da cidade é bem mais calma no Outono com menos turistas e menos charretes (que infelizmente ainda existem e abomino - exploração animal não faz parte do meu roteiro e quando tenho de ir dar água a um cavalo que está em aflição, cansado e a tentar lamber as correias e grito com o seu "dono" que por acaso se prontificou a trazer mais água é muito triste, mas sou assim e não vou mudar nunca ... fazer dinheiro com animais é uma grande bosta e mais não digo).
Continuando ...
É aqui o coração de Hofburg, com o seu espectacular palácio e todo um complexo gigantesco em volta com museus, teatro, capelas, a biblioteca e o tesouro nacional entre outros.


* Visitar um Museu



Por aqui há museus para todos os gostos - arte, história, ciências ...
Gostei muito do museu/galeria Albertina, fica mesmo no centro da cidade, a entrada custa pouco mais de 10€ e para além do espólio de arte (e arquitetura do espaço) que podemos encontrar tem um terraço com uma vista fantástica com destaque para o elaborado Parlamento de um lado e a Ópera do outro.
Há noite é um sitio espectacular para apreciar as luzes da cidade.


* Visitar a zona de Hundertwasser



A zona colorida da cidade, criada por Friedensreich Hundertwasser é quase um mundo à parte.
Neste local "casinha de bonecas" não faltam sítios para fugir do frio de Outono, aqui há a famosa casa de Hundertwasser, o museu com loja e o mercadinho onde podem provar comida típica e/ou muita cerveja, comprar souvenirs e muitos bombons do Mozart 😁


* Dar um passeio no parque


Grandes, pequenos, com lagos, sem lagos, junto ao Danúbio, longe de tudo, cheios de natureza, cheios de diversões ...
Não faltam parques na cidade, nesta altura do ano nada melhor que relaxar e carregar baterias no meio das cores Outonais.


* Palácio, palácios e mais palácios


Há quem diga quem em Viena é tudo exuberante e "em grande" ...
Em termos de palácios concordo plenamente, há tantos e tão imponentes que é difícil escolher um.
Ainda não tive a oportunidade de visitar o da Sissi, falando dos que visitei acho que todos valem a visita, podem adquirir cartões específicos para palácios nas lojas de turismo, que fazem uma espécie de "rota imperial" e fica bem mais em conta.
Se quiserem aproveitar as cores de Outono e só puderem visitar um o Belvedere com os seus jardins é sem duvida uma óptima escolha.


* Stephansplatz - dar um passeio pelo centro


A praça central da capital é sem duvida muito concorrida, com imensa gente, lojas cheias, cheiro de comida, barulho e confusão, mas não deixa de ser um ponto a visitar não fosse a "casa" da Catedral de Santo Estêvão.
Uma das mais antigas Catedrais góticas da Europa e bem bonita por dentro e por fora.
Se tiverem a sorte de estar perto durante uma ocasião especial podem ouvir o sino (entretanto recuperado) que sofreu grandes danos na altura da 2ª Guerra Mundial.


* Parar e apreciar sem pressas um Café Vienense


@cafemozart

"Last but not Least" ...
Adoro o cheirinho a café, principalmente nos dias frios, adoro doces com sabor a café, mas não costumo beber café ...
Passo a explicar : quando bebo café sou capaz de ir a Viena sem precisar de avião - a pé tipo Speedy Gonzalez e aproveitar bem a viagem porque em 3 meses durmo uma média de 3 horas 😀😁😀😁
Mas em Viena ... é impossível resistir (nessa noite enfiamos uns 20 chás de camomila na barriguita e  rezamos para conseguir dormir umas horitas).
O Café Vienense é algo cultural, é impossível não entrarmos num dos bonitos cafés e ver um empregado a passar com vários na mão para as muitas mesas em volta, numa chávena normal ou num copo quase do nosso tamanho é obrigatório provar.
Para quem não conhece é café forte com chocolate "caseiro" e natas (que em alguns locais já são feitas com leite vegetal 😊) super cremoso e guloso.
Assim que entramos no Demel, o café mais famoso da cidade, somos atingidos pelo cheirinho e se olharmos para as vitrines onde estão os doces para acompanhar o café já não saímos tão cedo, mas também gosto muito do que é servido no Mozart Café, perto da Albertina.



É ou não é um roteiro de Outono perfeito ??


Espero que gostem

Beijinhos e muitas fofurices 💋




Comentários

  1. Fui em agosto e gostei imenso, mas em cada estação deve ter a sua beleza!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade artana :)
      Viena é sempre bonita, também já lá estive no Verão mas acho que o Outono é sempre especial :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. taooooooooooooooo bonito as luzes de outono dao um toque magnifico..e as sobremesas....ai jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahha
      Cláudia é muitooooooo dificil resistir às sobremesas em Viena :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Uma viagem que tenciono fazer pois é um pais que gostava de conhecer !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena São, há muito para ver e fazer em Viena sem duvida.
      Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário