Fortaleza de Santiago | História, Serra e Mar

Olá 😊

Quem conhece Sesimbra sabe que é impossível ficar indiferente ao Forte imponente que fica mesmo ali, envolto em mar, assim que começamos a descer a vila em direção ao azul que espreita no fim do caminho, como o pote de ouro do arco-íris 😀😁😂

A Fortaleza de Santiago, também conhecida como Forte da Marinha ou Forte da Praia data da época quinhentista, e se outrora tinha a função de proteger a vila, hoje em dia protege a alma de qualquer um ... passo a explicar ... não é preciso subir ao Castelo de Sesimbra para observar a vista deslumbrante.
Aqui, na Fortaleza de Santiago a nossa mente vagueia livre pelos tons de verde da serra da Arrábida que se misturam aos muitos azuis formados pelo encontro do rio Sado, do Oceano Atlântico e claro ... do céu !!!


Sou capaz de ficar aqui horas a carregar baterias, a "lavar a alma", a ouvir o som do vento, das gaivotas e do doce vai e vem das marés, e a encher o corpo e a mente de boas energias enquanto inspiro o cheirinho do mar ...
E digam lá se não somos uns privilegiados por poder desfrutar destas coisas, tão simples e tão puras ?


* Vista para o Castelo *


* Vista para a Praia do Ouro e para o Pontão, com a serra ao fundo *


* Vista para a Praia da Califórnia, com a serra ao fundo *


* Pormenores *


* Pátio Interior *






Pela Fortaleza de Santiago passaram Monarcas, Militares que "nos" defenderam de ataques marítimos, albergou a colónia de férias dos "Meninos de Palhavã", foi Alfândega e muito mais.
Tudo isso pode ser recordado no Museu que se encontra no seu interior.
Aproveitem também para fazer uma visita pela casa do Governador.

E para relaxar um bocadinho podem ainda fazer uma paragem na esplanada da "Tap House", onde podem comer e beber qualquer coisa enquanto (mais uma vez) apreciam as vistas.



Vale a pena uma visita, não acham ?

Já conhecem ?

Beijinhos, bons passeios e muitassssssssssss fofurices 💋







E se estiverem por Sesimbra podem também aproveitar :



Comentários